Um pároco de Oscar Bressane flagrado em conversas amorosas em uma página de redes sociais anunciou a seguidores que vai deixar o Ministério – renunciar à atuação junto à Igreja Católica – e mudar para junto da família em Martinópolis, também no centro-oeste paulista.
A mensagem foi divulgada por redes sociais, assim como o caso que provocou fortes reações de fiéis na cidade, inclusive com pedidos de intervenção da Diocese de Assis.
As conversas foram divulgadas nesta terça-feira e teriam começado na noite de segunda depois que uma mulher moradora de São Paulo marcou o religioso como “uma pessoa especial que fará minha vida mais linda ainda”.
Uma série de comentários do padre e da moça mostraram um romance ‘virtual’ e evoluíram para previsão de um encontro sexual, tudo feito de forma pública.
No final da tarde já havia indicação de que o pároco seria afastado de suas funções, embora não exista ainda nenhuma manifestação oficial da Diocese de Assis.
Embora o caso tenha provocado um choque moral em meio à Quaresma, o padre não cometeu crime. A mulher é maior de idade e não há comprovação de que ele tenha usado estrutura da igreja ou recursos dos fiéis para seu romance.
Mas a conduta fere as normas de atuação da Igreja, compromete a relação de confiança e envolvimento do pároco com os fiéis, inclusive pela previsão de que os padres sejam suporte para os seguidores, especialmente em questões morais.
Veja abaixo a mensagem divulgada pelo religioso
“Boa noite a todos. A minha fala é breve e objetiva. Não venho justificar me pelo ocorrido, mas peço perdão. Estou arrependido do que ocorreu, envergonhado. E tomei a decisão mais prudente, nem precisei pensar muito, ou seja, abandonar o ministério. A partir de amanhã, voltarei para junto de minha família em Martinópolis. Fiquem com Deus.”