Nacional

Palhaços assustadores anunciam aparições no interior do Estado

Palhaços assustadores anunciam aparições no interior do Estado

Ruas desertas, estacionamentos vazios, áreas mal iluminadas de cidades do interior de São Paulo podem registrar nos próximos dias “ataques” de uma das manias e pegadinhas tipo exportação mais famosas dos Estados Unidos no momento: palhaços assustadores. 

A chegada dos palhaços ganhou repercussão durante todo o dia em redes sociais e chegou a grandes portais de informação, como o IG. Uma página do Facebook divulga vídeos com identificação de cidades paulistas, como Batatais e Franca. Mas diferente das aparições, as postagens não provocam medo. Pelo contrário. rendem comentários tão mal humorados quanto os palhaços, como “vem aparecer no nordeste” ou “essespalhaços vão levar bala” são algumas reações.

O surgimento no Brasil acompanha uma onda de aparições que provocou polêmica em locais como Reino Unido. No Brasil já resultou em eventos como “caça aos palhaços”, convocada Osasco.



Mas a brincadeira pode ter pegada comercial. O “Apocalipse dos Palhaços” convocada em diferentes países pode ser apenas uma ação para promover o lançamento de “It- Uma obra-prima do medo”, uma adaptação do clássico filme de 1990, inspirado na obra de Stephen King, que conta com o assustador palhaço Pennywise. O remake será lançado em setembro de 2017.

Os sustos aproveitam áreas de pouca luz, pouca gente e palhaçõs com máscaras sinistras, têm cicatrizes, marcas de sangue, grandes dentes e outras imagens muito distantes dos tradicionais amigos das crianças em circos e promovem sustos gravados em vídeo que já são conhecidos no país por programas de TV.

A brincadeira explora ainda uma síndrome real, a Coulrofobia, medo de palhaços que é mais comum entre crianças, e às vezes também ocorre com adolescentes e adultos. Às vezes o medo é adquirido após experiências traumáticas com um indivíduo singular, ou após ver algum palhaço ameaçador na mídia.