Vem aí mais um aumento de gastos para quem viaja pela região. O Ministério dos Transportes autorizou estudos para reajuste das tarifas de pedágio nas quatro praças da BR-153 no trecho Paulista. São quatro praças em 321 quilômetros.
O índice de reajuste ainda não foi anunciado, mas entra em vigor ainda neste ano. O trecho é administrado pela concessionária Triunfo Transbrasiliana, que já promove correções anuais em dezembro.
Mas o reajuste deste ano deve ser maior em função da nova Lei dos Caminhoneiros, que vai isentar de cobrança eixos elevados em carretas. A perda desta arrecadação deverá ser distribuída em forma de reajuste. O preço cai para os caminhoneiros e sobe para todos os motoristas.
O trecho paulista da rodovia possui praças de pedágio em Marilia, Lins, José Bonifácio e Onda Verde. A tarifa atual é de R$ 3,70.Segundo informações divulgadas pela ANTT, o contrato com as concessionárias da rodovia prevê o chamado “equilíbrio econômico-financeiro”, que garante formas de compensação de perdas. Por isso a lei vai provocar reajuste.
A portaria do Ministério autoriza a ANTT a promover os estudos para que o índice do reajuste seja definido a partir do cálculo de perdas e formas de reposição.