Em São Paulo, foram realizadas 50.335 perícias com 40.665 benefícios cancelados. A ausência de convocados levou ao cancelamento de outros 3.298 benefícios.
Em todo o país, pouco mais de 180 mil benefícios foram cancelados. Não há dados dos municípios, segundo a assessoria de comunicação do Ministério de Desenvolvimento Social.
Os cancelamentos foram provocados pela Operação Pente fino, que aconteceu em todo o país com convocação de beneficiários para novas perícias. Laudos contrários ao pagamento ou casos de beneficiários que ignoraram a convocação provocaram os cancelamentos.
Além disso, 8.144 benefícios foram convertidos em aposentadoria por invalidez, 342 em auxílio-acidente, 267 em aposentadoria por invalidez com acréscimo de 25% no valor do benefício e 917 pessoas foram encaminhadas para reabilitação profissional.
No estado, 91.578 benefícios de auxílio-doença serão revisados. A economia anual estimada até agora é de R$ 627,7 milhões. Em todo o país, a previsão do INSS é economizar pouco mais de R$ 2 bilhões com o cancelamento dos benefícios