Nacional

Percebemos que era momento de novo pedido, diz Girão sobre impeachment de Moraes

Caio Barbieri “Percebemos que era momento de novo pedido”, diz Girão sobre impeachment de Moraes
Caio Barbieri “Percebemos que era momento de novo pedido”, diz Girão sobre impeachment de Moraes

O senador Eduardo Girão (Pros-CE) anunciou, nesta quarta-feira (14), o início de uma nova campanha nacional para apresentar um novo pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A ação foi motivada por uma série de supostas violações de direitos constitucionais e humanos, conforme destacado pelo parlamentar durante coletiva de imprensa no Senado.

Girão, que já havia participado da entrega de um pedido de impeachment anterior organizado pelo jornalista Caio Coppola e apoiado por cerca de 5 milhões de brasileiros, decidiu liderar uma nova iniciativa após a divulgação de um escândalo relacionado a Moraes.

“Nós percebemos que era o momento de iniciar um novo pedido de impeachment, tendo em vista que até um brasileiro morreu sob a tutela do Estado a partir de um pedido de liberdade ignorado pelo ministro Alexandre de Moraes”, declarou o senador, referindo-se à morte de Cleriston Pereira da Cunha na prisão.

O parlamentar também citou uma recente matéria da Folha de S.Paulo como fator impulsionador para a campanha e sugeriu que novas informações ainda podem surgir.

“Parece que a ponta do iceberg foi revelada pelo jornal, e esperamos que de alguma forma possamos substanciar ainda mais o pedido de impeachment até o dia 9 de setembro”, afirmou.

Entre as principais acusações levantadas por Girão estão a utilização indevida de recursos tecnológicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para investigações do STF, prevaricação no caso da morte de Cleriston Pereira da Cunha e a violação de direitos políticos de parlamentares.

O senador destacou, ainda, o bloqueio de redes sociais e contas bancárias do senador Marcus Do Val (Podemos-ES), ocorrido nesta quarta-feira, como exemplo das “violações” cometidas pelo ministro.

A campanha, que será intensificada até o dia 7 de setembro, tem como objetivo recolher assinaturas de parlamentares, juristas e cidadãos.

“Acredito que nós precisamos caminhar com serenidade e equilíbrio, mas também com firmeza, para que o Senado cumpra seu dever constitucional”, concluiu Girão.

Assista:

The post “Percebemos que era momento de novo pedido”, diz Girão sobre impeachment de Moraes first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional