A Delegacia da Polícia Federal de Marília participou nesta quarta-feira da Operação Equipos, realizada em nível nacional para reprimir contrabando de equipamentos médicos, e apreendeu um aparelho de raio-x usado na Santa Casa de Santa Cruz do Rio Pardo.
O aparelho, usado no centro cirúrgico do hospital, foi comprado em 2014 e avaliado em R$ 160 mil. A apreensão foi apenas um ato formal que obriga o hospital a manter o equipamento sob guarda. O raio-x ficou no hospital e vai continuar em uso durante a investigação.
A atual administração da Santa Casa de Santa Cruz, que assumiu após a compra do aparelho, disse ter os documentos de compra legal do equipamento, um modelo de arco cirúrgico, que oferece imagens em tempo real para acompanhamento dos procedimentos médicos.
A operação é resultado de apurações iniciadas com uma apreensão de carga de equipamentos médicos em 2013 com grande sonegação de impostos. Foram cumpridos 88 mandados de busca em 18 estados e 44 municípios.
A PF avalia que o rombo com contrabando pode ter chegado a R$ 20 milhões em impostos não pagos. As cargas entravam no país pela aduana de Santa Catarina e eram revendidas a hospitais e centros médicos.
Entre os acusados de comandar o esquema estão empresários, empresas de exportação, clínicas, um despachante e um doleiro.