A Polícia Militar do Estado de São Paulo anunciou nesta terça-feira a formação de um Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia) em Araçatuba e a previsão de instalar no segundo semestre uma unidade em Bauru, que será responsável pelo atendimento em Marília, que não terá sede própria.
O Batalhão de Araçatuba será o 12º do Estado. Será formado pela unificação da Força Tática, Canil e equipe do Águia, o helicóptero de patrolhamento e suporte da Polícia Militar, que já operavam na cidade.
Além deste, o Oeste Paulista tem unidades em Rio Preto e Presidente Prudente. A instalação em Bauru vai deixar Marília ‘cercada’ por tropas especiais de outras regiões administrativas.
Além da possibilidade de operações de maior exigência técnica e de enfrentamento a situações de conflito, os batalhões especiais representam impacto em número de policiaisn e estrutura.
A previsão em Araçatuba é envolver 160 policiais com 12 novas viaturas e equipamentos como fuzis, identificação e treinamento semelhantes aos da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar).
“A Polícia Militar esclarece que a implantação do Batalhão de Ações Especiais (Baep) na região de Bauru está em andamento, com previsão de inauguração para o segundo semestre deste ano. A unidade, que será sediada junto ao Comando de Policiamento do Interior (CPI) 4, irá atender toda a área, incluindo Marília”, diz um comunicado oficial da corporação.
Campinas, Ribeirão Preto, Piracicaba e São José dos Campos são outras cidades do interior com unidades do Batalhão, que atua ainda na grande São Paulo e litoral.