Nacional

POLÊMICA NAS REDES SOCIAIS: Promotora acusada de ridicularizar assistentes do MP

POLÊMICA NAS REDES SOCIAIS: Promotora acusada de ridicularizar assistentes do MP

Uma mensagem que circula pelas redes sociais promete polêmica no Ministério Público do Estado e acusa uma promotora de Justiça da região de Barretos de publicar acusações e ofensas genéricas contra assistentes da promotoria.

A mensagem usa palavras como “legião de frustrados que ganham mal” e acusa os assistentes de levar “um, dois dias para finalizar manifestação de meia lauda”. A promotora ainda critica disposição de muitos deles em serem promotores. “Depois querem passar em concurso. Tem que passar longe da aprovação.”

Os assistentes ocupam cargo concursado exclusivo para advogados que trabalham no suporte ao trabalho dos promotores. Circula uma foto reproduzindo tela de um celular e 24 pessoas – em tese todos promotores – que curtiram a imagem, além de comentários.

Assistentes recebem salário inicial bruto de R$ 6.500. O salário inicial de um promotor – sem adicionais de funções especiais – gira em torno de R$ 22 mil, o que teria justificado os comentários sobre os salários dos assistentes. Em Marília há seis bacharéis em direito nesta função.

O acesso ao cargo exige aprovação em uma prova considerada difícil, para a qual já existem até cursos preparatórios.

A foto indica que a publicação é feita em um grupo restrito do Facebook. A imagem inclui todo o texto da promotora com uma crítica ao trabalho, postada às 13h29 de uma segunda-feira. Não há informações sobre a data. A reprodução da imagem foi feita à noite, às 23h04.

A promotora teria cometido uma falta funcional, com previsão de punição de acordo com a Lei Orgânica do Ministério Público. Apesar de a publicação ter sido feita em uma rede restrita a promotores, logo circulou entre outros servidores do judiciário, especialmente os assistentes.

Confira a íntegra da mensagem que circula na internet:

“Complicado trabalhar com estes analistas. A pessoa entra  às 9h e até às 13h30min faz dois processos digitais. Dois. Aí, vc entrega um processo mais complexo e leva um, dois dias para finalizar manifestação de meia lauda. E depois querem passar em concurso. Tem que passar longe da aprovação. Com o tempo, esses analistas serão um problema, uma legião de frustrados que ganham pouco  e que se acham muito. Socorro!!!”

O GIROMARÍLIA procurou a assessoria de imprensa do Ministério Público e foi informado que devido ao horário, após 18h, não seria possível responder hoje. O MP deve tentar uma manifestação nesta sexta-feira.