Nacional

Policia invade escola do MST no interior de SP; veja vídeo

Policia invade escola do MST no interior de SP; veja vídeo

A Escola Florestan Fernandes, mantida pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) em Guararema, no interior do Estado, foi alvo de uma operação das policiais Civil e Militar que resultou em invasão do prédio, tiros para o alto e duas prisões por acusação de desacato.

Dois vídeos divulgados por equipes da escola mostram momento em que policiais pulam uma janela para invadir o prédio e depois atiram para o alto como forma de afastar público da escola.

A escola promove cursos formais e informais voltados para a produção, comércio e gestão dos acampamentos e assentamentos. Segundo estimativa do MST, já recebeu pelo menos 6.000 estudantes.

A escola trabalha com alfabetização, administração cooperativista, pedagogia da terra, saúde comunitária, planejamento agrícola e técnicas agroindustriais.

Segundo os relatos de equipes da escola, os policiais chegaram em dez viaturas da policia civil e militar por volta das 9h25 e não apresentaram mandados de busca ou prisões.

Após tumulto e tiros para o alto os policiais teriam deixado o prédio e posicionado na porta à espera de um mandado. Mas portais divulgaram a prisão de duas pessoas acusadas de desacato.

A ação pode estar vinculada a uma operação da polícia no Paraná. Os policiais não teriam divulgado o que ou quem procuravam durante a ação na escola. Veja abaixo vídeo do momento em que policiais pulam a janela.

[movie_id#334]