A Polícia Civil de Echaporã pediu a prisão de Luiz Paulo Machado de Almeida, 20 anos, indiciado por homicídio com dolo eventual na morte da estudante Catarina Torres Mercadante Leite do Canto, de 22 anos, na rodovia SP-333.
A medida foi embasada em depoimentos de testemunhas e imagens que mostram o acusado em alta velocidade e ultrapassagem na contramão em trecho de rodovias em obras.
As informações estão no relatório final do inquérito sobre a colisão, ocorrida no dia 29 de janeiro.
Testemunhas indicam comportamento de risco de motorista quilômetros antes, quando ele passava pelo pedágio próximo à divisa entre Marília e Echaporã.
A colisão aconteceu próximo a um trecho de serra em que um caminhão em baixa velocidade provocou longa fila de veículos. Na saída da serra ocorreu a ultrapassagem, colisão e morte.
Luiz Paulo, representante comercial, seguia de Guará para Londrina acompanhado por um funcionário.
Catarina era estudante do quarto ano de medicina na Unimar. Voltava para a cidade depois de passar dias com a família em Assis.
A morte precoce e violenta da estudante estimulou uma grande campanha de familiares e amigos com o tema #justiçaporcatarinamercadantes, com a tese “não foi acidente”.
O inquérito será encaminhado para análise pelo Ministério Público, que pode oferecer denúncia contra Luiz Paulo ou pedir mais informações, e aguarda decisão judicial sobre o pedido de prisão.