A prefeita de Vera Cruz, Renata Zompero Dias Devito (PSDB-SP), foi levada para a central de Polícia de São Roque na noite desta sexta-feira para dar explicações sobre o uso do carro oficial do município para fazer compras em um outlet à beira da rodovia na cidade.
Ameaçada de cassação por uma comissão processante que há meses tenta ouvir seu depoimento, Renata Devito foi abordada por um policial que identificou o carro oficial no local. Assessores da prefeitura negam qualquer irregularidade e dizem que o policial foi acusado de abuso de autoridade e detido. A Prefeitura deve divulgar uma nota oficial ainda neste sábado.
O caso foi divulgado em reportagem do portal R7, da Rede Recorde. Segundo a reportagem, Renata estava com um casal de amigos e todos foram levados para a delegacia Central de São Roque, foram ouvidos. Segundo a prefeitura, não eram amigos, mas assessores que acompanharam Renata em visita oficial. A Prefeitura diz que houve agressão a um procurador.
Um vídeo com trechos da abordagem divulgado pelo portal R7, da Rede Record, mostra o policial retirando a placa oficial para identificar o veículo.
Segundo a reportagem, a prefeita teria dito ao policial que não precisava dar satisfação e teria tentado sair com o veículo. O vídeo do R7 mostra momento em que o homem diz: “Se sair, aqui é polícia. Se sair vai tomar tiro.”
A prefeita disse na delegacia que foi ameaçada com a arma. Os comandos da Polícia Civil e da Secretaria de Segurança foram avisados.