Nacional

Prefeituras da região lançam consórcio para aterro de lixo; Marília fora

Prefeituras da região lançam consórcio para aterro de lixo; Marília fora

Representantes de 15 prefeituras da região assinaram em Garça nesta quarta-feira protocolo de intenções para fundar um Consórcio de Gestão e Manejo de Resíduos, ou seja, definir de forma correta a destinação de lixo e entulho nas cidades.

Embora o projeto envolva cidades próximas, como Vera Cruz, Julio Mesquita, Alvinlândia e Guaimbê, com forte influência da economia eserviços de Marília, a cidade não participa do consórcio.

A união dos municípios é economicamente mais viável para a implantação de um aterro sanitário intermunicipal e ainda pode contar com subsídios do governo estadual.

Segundo o Ministério da Agricultura e Meio Ambiente, é a solução para a gestão do lixo dos pequenos municípios, sendo uma alternativa mais sustentável e economicamente viável.

Para o prefeito de Fernão, Adélcio Aparecido Martins, o consórcio é o melhor caminho para resolver esse problema.

“Juntos nós poderemos fazer com que a região se desenvolva. Eu tenho certeza absoluta que vai diminuir muito o custo do lixo para o município. Com o dinheiro que economizaremos, nós vamos ter capacidade de investir mais em outras áreas do município”.

O prefeito de Júlio Mesquita, José Carlos Mira, também compartilha da mesma ideia. “Nós temos o nosso aterro que está legalizado e com a prorrogação efetuada, mas eu acredito que essa união dos prefeitos será muito boa e irá resolver definitivamente os nossos problemas de aterro sanitário”.

Nas próximas semanas, cada um dos prefeitos deverá encaminhar às câmaras projeto para aprovar a adesão dos municípios ao consórcio.

“Somente a partir dessa aprovação legislativa é que nós vamos poder convocar uma assembleia entre os municípios, e deliberar sobre os estatutos que regerão essa sociedade, a formalização e a constituição jurídica do consórcio, e, consequentemente, iniciarmos as questões técnicas”, explicou João Carlos Santos, prefeito de Garça.