O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (4) que o ministro da Economia, Paulo Guedes, deve anunciar a possibilidade de diminuir o teto da alíquota do Imposto de Renda da Pessoa Física, de 27,5% para 25%. No entanto, na mesma ocasião, Bolsonaro afirmou que já assinou decreto que aumenta o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Segundo ele, a medida foi necessária “para poder cumprir uma exigência de um projeto aprovado nesse sentido, como pauta bomba, contra a nossa vontade”. O projeto mencionado trata-se da prorrogação de benefícios fiscais no Norte e no Nordeste, aprovado em 2018 pelo Congresso Nacional.
De acordo com informações da Folha, auxiliares de Bolsonaro disseram que as negociações foram tensas e difíceis. O governo acabou decidindo aumentar o IOF para conseguir respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal, viabilizando os investimentos na Sudan e na Sudene.
O fato mostra que, contrariamente às promessas de campanha, o presidente recém-empossado precisará fazer concessões em suas propostas para conciliar sua agenda política com o Congresso Nacional, como era esperado.