A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo solicitou intervenção imediata em três hospitais Sancta Maggiore, da rede Prevent Senior. Pedido ocorre após rede ter registrado 79 mortes por Covid-19, mais da metade dos 136 óbitos pela doença no estado de São Paulo.
Leia também: Coronavírus no Brasil: acompanhe a situação no País em tempo real
O pedido da Secretaria Municipal de Saúde foi enviado na última sexta-feira (29) para a Secretaria Estadual, mas ainda não obteve resposta. Apenas o órgão estadual tem autoridade para realizar a intervenção nos hospitais da Prevent Senior .
A Prefeitura de São Paulo acusa a rede de ter omitido casos do novo coronavírus e também de hospitais Sancta Maggiore estarem superlotados. Na capital, há oito hospitais da rede. O pedido de intervenção vale para as unidades da Paraíso, Pinheiros e Santa Cecília.
“Entrou o coronavírus num hospital só de idosos e você tem hoje ali dentro um ponto, que a gente chama de ponto fora da curva, um lugar concentrado com centenas de pacientes idosos em diferentes graus de imunossupressão num meio que o hospital não conseguiu segurar a transmissão e eles têm ali dentro um ponto extremamente grave”, afirmou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM) sobre a rede nesta terça-feira (31) em coletiva de imprensa.
Leia também: De gripezinha a “não é tudo isso”: vezes em que Bolsonaro minimizou coronavírus
A rede Prevent Senior é responsável por planos de saúde voltados a idosos, que são considerados grupo de risco no contágio por coronavírus, e também administra diversos hospitais e clínicas médicas no estado de São Paulo.