Nacional

Procurador quer impedir obra de Central Hidrélica na região

Rio Paranapanema, em Piraju, onde empresa quer fazer nova hidreletrica – Reprodução
Rio Paranapanema, em Piraju, onde empresa quer fazer nova hidreletrica – Reprodução

O Ministério Público Federal em Ourinhos recomendou à Agência Nacional de Energia Elétrica que revogue autorização de construção da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Piraju II, no município de Piraju (150km de Marília). Em janeiro de 2014, a agência havia proibido a obra, mas voltou atrás e, em abril emitiu nova autorização.

O local para implantação da estação faz parte do Parque Municipal do Dourado, criado por lei municipal. O trecho do rio Paranapanema que também seria utilizado é tombado pelo Conselho de Meio Ambiente Municipal. Por estas razões, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo já indeferiu licença ambiental prévia para o empreendimento.

A mudança de posicionamento da Aneel se baseou nos argumentos da empresa ECBrasil, que alega serem as leis municipais inconstitucionais, pois as questões ambientais seriam de competência estadual e federal. No entanto, conforme o procurador da República Antônio Marcos Martins Manvailer, responsável pela recomendação, a agência não pode se basear apenas nos argumentos da empresa, não tendo havido nenhuma mudança até o momento nos obstáculos legais para a execução da obra. 

A Aneel tem 30 dias para responder se acata ou não a recomendação. Clique Aqui para ver a íntegra da recomendação.