Nacional

Prudente faz captação rara de órgãos e atende 12 em fila de transplantes

Prudente faz captação rara de órgãos e atende 12 em fila de transplantes

Doação de órgãos de dois pacientes de Presidente Prudente vai permitir atendimento a 12 pacientes em filas de transplantes em São José do Rio Preto e São José dos Campos.

Em um caso raro, o Hospital Regional da cidade fez a captação simultânea de dois pulmões, dois fígados, quatro rins e quatro córneas.

Os doadores foram um homem, de 44 anos e uma mulher de 46 anos. Eles vieram a óbito na tarde de ontem (8) e a família aceitou fazer a doação.

As equipes do Hospital de Base de São José do Rio Preto e do Hospital da Beneficência Portuguesa de São José dos Campos foram de avião a Prudente fazer a captação dos órgãos, que foram levados às 14h.

Essa foi a terceira vez na história do HR em que um pulmão foi captado. Isso porque o curto tempo de resistência fora do corpo do órgão exige uma mobilização coletiva.

O coordenador da Comissão Intrahospitalar de Transplantes (CIT) do HR, Renato Ferrari, disse que o pulmão é o órgão mais difícil de ser ofertado, principalmente num país de dimensões continentais como o Brasil.

“Por isso, todo o esforço dessa equipe de mais de 50 profissionais foi fundamental para que tudo corresse bem”, destaca Renato.

Além do prazo, um desafio na captação de pulmões é a condição física dos órgãos. Segundo o coordenador do Programa de Transplantes de Pulmão do Hospital de Base de São José do Rio Preto, Henrique Nietmann, em média, somente 10% dos doadores tem pulmões saudáveis.

A captação dos órgãos envolveu a CIT, UTI, Pronto-socorro, centro cirúrgico e a administração do HR.