Nacional

PT elogia eleições na Venezuela: "Democrática e soberana"

Caio Barbieri PT elogia eleições na Venezuela e sugere que Maduro dialogue com opositores
Caio Barbieri PT elogia eleições na Venezuela e sugere que Maduro dialogue com opositores

O Partido dos Trabalhadores ( PT ) elogiou, na noite desta segunda-feira (29), o processo eleitoral realizado na Venezuela no último domingo (28 ), quando elegeu Nicolás Maduro para ser mantido como presidente do país vizinho.

A sigla destacou que a jornada foi “pacífica, democrática e respeitou a soberania venezuelana”.

Em uma nota divulgada pela Executiva Nacional, a agremiação manifestou confiança na atuação do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão estatal comparável com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que anunciou a vitória de Nicolás Maduro para um novo mandato.

O PT afirmou que o CNE deve tratar com respeito e diligência todos os recursos que possam ser apresentados, de acordo com os prazos e procedimentos estabelecidos pela Constituição da República Bolivariana da Venezuela.

“Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolas Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela.”, declarou a Executiva Nacional do PT.

O partido também ressaltou a importância de que o presidente Nicolás Maduro, agora reeleito, mantenha um diálogo aberto com a oposição. O PT enfatizou que o país enfrenta sérios desafios, muitos dos quais foram exacerbados por sanções internacionais que considera ilegais.

“Importante que o presidente Nicolás Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais”, acrescentou a nota.

Além disso, o PT reiterou seu compromisso em contribuir para que os problemas da América Latina e do Caribe sejam resolvidos de maneira pacífica e sem ingerência externa.

“O PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa.”, concluiu a Executiva Nacional do partido.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.

Fonte: Nacional