Uma quadrilha fortemente armada em duas viaturas clonadas da Polícia Federal invadiu o terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Guarulhos nesta quinta-feira e roubou pelo menos 700 quilos de ouro, avaliados em US$ 30 milhões (cerca R$ 113 milhões).
A carga seria levada para Zurique e Nova York e o Departamento de Investigações Criminais (Deic) deve assumir a ocorrência. O grupo usou uma camionete Triton e uma Pajero Dakar. No terminal, roubaram um carro-forte da Brink’s, empresa de transporte de valores, com a carga de ouro.
Pelo menos quatro homens com roupas de policiais federais, com distintivos e encapuzados, foram vistos com pistolas, fuzil e carabinas.
O grupo rendeu o chefe da logística, colocou a carga no carro e levou o refém. Os bandidos teriam mantido a família do supervisor da logística como refém para ter acesso a informações privilegiadas sobre o transporte do ouro.
As viaturas clonadas foram abandonadas no Jardim Pantanal, na Zona Leste de São Paulo, os ladrões entraram em uma camionete S-10 e em uma ambulância com a carga roubada.
O roubo provocou mensagens de ligação com a nova temporada da série La Casa de Papel, que começou com história de um assalto à casa da moeda da Espanha e em sua terceira temporada mostra um roubo ao acervo de ouro do país em que os ladrões usam carros clonados do Exército.