Em diversos países do mundo é possível alterar seu nome. No Brasil , a mudança de prenome está prevista em lei. Entretanto, a alteração só é permitida em algumas situações específicas nas quais a pessoa é exposta. Confira algumas delas:
Leia também: Rio-Santos fica interditada após barragem ceder em São Sebastião
Erro de grafia
Um dos motivos que permite a alteração de nome é a correção de erros de grafia no nome da pessoa. A alteração poderá ser feita no próprio cartório no qual o cidadão foi registrado através de uma petição assinada pelo cidadão. Um dos exemplos é Washington, que, por ser um nome estrangeiro, tem a grafia complicada e pode ser escrita de maneira errada.
Adoção
Em casos de adoção, o adotado poderá assumir o sobrenome de quem o adotou. Além disso, caso o adotado seja menor de idade, os responsáveis poderão solicitar a alteração do prenome do sujeito.
Vítimas e testemunhas de crime
O Programa Nacional de Assistência a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas diz que pessoas que foram vítimas de crimes ou testemunharam contra acusados possam ter seus nomes alterados para garantir sua segurança pessoal. As alterações podem se estender à filhos, progenitores, familiares e dependentes com quem a vítima/testemunha mantenha contato frequente.
Leia também:Usando tornozeleira eletrônica, Pezão diz que vive com a aposentadoria da esposa
A lei diz ainda que, caso a ameaça seja cessada, as pessoas poderão voltar a utilizar seu nome original.
Homonímia
Em casos de homonímia – quando duas pessoas possuem os mesmos nomes – o interessado deverá solicitar a alteração de sobrenome. Com isso, são evitados problemas financeiros e possíveis aplicações de golpes.
Exposição ao ridículo
Nomes que possam expor a pessoa à situações vexatórias também podem ser alterados. A regra vale para casos de combinações de nome e sobrenome , como Isadora Pinto; nomes regionais, como Raimunda; e para adaptações de nomes estrangeiros, como Sergey. Outros casos, como nomes oriundos da junção de outros prenomes, também podem ser alterados.
Leia também: Acidente entre ônibus e moto deixa um morto no Elevado do Joá
Inserção de apelidos
A inserção de apelidos notórios – conhecidos por grande parte da sociedade – também é prevista em lei. Um dos exemplos mais conhecidos é o do ex-presidente Lula , que adicionou o apelido ao seu nome original (Luiz Inácio da Silva). A cantora e apresentadora Xuxa é um outro exemplo.