Nacional

Rebaixada na quarentena, Bauru contraria governo e mantém bares abertos

Rebaixada na quarentena, Bauru contraria governo e mantém bares abertos

A Prefeitura de Bauru publicou no domingo novas regras de funcionamento do comércio e serviços em geral com base nos critérios do Plano São Paulo e foi a vez da vizinha contrariar o governo do Estado. Classificada na faixa laranja, manteve bares, restaurantes e salões abertos, permitidos apenas a partir da faixa amarela.

O decreto para regulamentar as atividades ganhou uma edição especial no Diário Oficial da cidade e autoriza atendimento presencial em restaurantes por períodos de até quatro horas. As empresas podem escolher um turno de atendimento: no almoço entre 11h e 15h ou no jantar entre 18h e 22h.

As regras acompanham um Pacto Regional firmado entre prefeituras da região de Bauru que são afetadas pelas mesmas regras da sede.

Bares e estabelecimentos que tenham a venda de bebidas alcóolicas como atividade predominante podem funcionar com até dez clientes por vez.

Os outros  estabelecimentos podem funcionar com atendimento limitado a 20% dos assentos existentes. É permitidas mesas na calçada fronteiriça ao estabelecimento, desde que mantida faixa livre mínima de 1 metro para a circulação de pessoas.

Salões de Beleza de Bauru podem funcionar com atendimento individual, por um único profissional, um cliente por vez por sala de atendimento e hora marcada, sem clientes na sala de espera.  A medida vale também para estúdios de tatuagem. Academias ficam fechadas.

Veja aqui a íntegra do decreto de Bauru.