Em uma ação realizada no interior de um terminal de contêineres situado no Porto de Santos, equipes da Alfândega da Receita Federal localizaram 1.162 kg de cocaína escondidos em uma carga de exportação destinada à Europa. A apreensão provocou novo recorde de casos.
A carga regular era composta por sucata metálica e tinha como destino final o Porto de Roterdã, na Holanda, com baldeação em Antuérpia, na Bélgica. A carga foi selecionada para conferência através de critérios objetivos de análise de risco, incluindo a inspeção não intrusiva por escâner.
O cão de faro da Receita Federal sinalizou positivamente para a presença de drogas e, aberto o contêiner, foram encontradas, em meio à sucata, 34 bolsas esportivas envoltas em papel aluminizado, contendo diversos tabletes de cocaína.
Com esta localização, a Alfândega da Receita Federal em Santos atingiu a marca histórica de 23.942 kg quilos de cocaína, superando a quantidade localizada no ano de 2018 (23.118,76kg), que era recorde até então.
A droga interceptada pela Receita Federal foi entregue à Polícia Federal, que acompanhou a operação a partir de sua localização e prosseguirá com as investigações a partir das informações fornecidas pela Alfândega.