Nacional

Receita lança operação contra empresas de fachada

Receita lança operação contra empresas de fachada

A Receita Federal iniciou nesta quinta-feira (28) atividades em, uma operação que vai combater empresas de fachada usadas para esquentar dinheiro ou esconder outras formas de atividade financeira. Foram feitas 200 diligências contra empresas de fachada no estado de São Paulo.

O órgão pretende averiguar a existência e o funcionamento de 278 pessoas jurídicas, selecionadas a partir de cruzamentos efetuados entre os sistemas informatizados do órgão. A ação faz parte da a primeira fase da Operação Caça-Laranja.

Não há dados sobre as cidades onde ficam as empresas investigadas ou nomes das “laranjas”. Segundo a Receita, as 278 empresas emitiram aproximadamente de R$ 6,2 bilhões em notas fiscais em 2014, mas não recolheram tributos compatíveis.

Assim que a diligência constatar que as empresas são apenas de fachada, o respectivo Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) será imediatamente suspenso, impedindo que continuem a emitir documentos fiscais. A Receita ainda não tinha um balanço de quantos CNPJs foram suspensos hoje.

“Essas empresas são criadas sempre com objetivos ilícitos e acobertam ações que visam corrupção, que visam pagamento de propina, que são originadas de importações fraudulentas, valores superfaturados, desvio de recurso público”, destacou o superintendente adjunto da Receita Federal, Fábio Ejchel.

A Receita Federal está utilizando 24 de suas unidades no estado para apurar as pessoas jurídicas alvo da operação. Serão feitas 110 diligências na Capital, 15 em Guarulhos, e 15 em Osasco. Na segunda fase da operação, a Receita deverá identificar os criadores das empresas e os beneficiários das ações fraudulentas.