As regiões de Marília, Assis e Ourinhos fecharam 2015 derrubaram os números de acidentes e mortes no trânsito mas registraram explosão de autuações , especialmente multas por radares: 70.481 multas por excesso de velocidade.
Os dados estão em balanço da Polícia Rodoviária Estadual divulgado na tarde desta segunda-feira. Segundo o balanço, foram 2045 acidentes em 1.400km de rodovias que atendem 54 municípios, número 21% menor que a média dos últimos cinco anos.
O balanço mostra ainda 821 ocorrências com vítimas, 19% menos que a média dos registros a partir de 2011. Foram 1282 pessoas feridas, das quais 84 mortes, 19 a menos que a média.
“Resultados que comemoramos intensamente! Pois “lutamos” diuturnamente com o objetivo único de defender a vida, a integridade física e a dignidade da pessoa humana. O sonho é a redução, ano após ano, das vítimas fatais e dos acidentes de trânsito de um modo geral “, diz comunicado divulgado pela Polícia.
Os números mostram ainda 79 ocorrências de apreensão de drogas realizadas pela corporação, com a retirada de 1.306 quilos de drogas de circulação.
“Durante o ano de 2015 foi realizado um intenso trabalho no combate as infrações de alcoolemia (embriagues), velocidade, ultrapassagem, cinto de segurança e relacionadas a motocicletas, que segunda a Organização das Nações Unidas (ONU), mais corroboram com os acidentes que ocasionam vitimas e por vezes ceifando a vida de muitos. “
O resultado é a explosão de casos de multas. Nos flagrantes de motoristas embriagados houve aumento de 62% no volume de ocorrências e 142 condutores presos, além de 4725 multas por ultrapassagens irregulares, 6622 contra motoristas sem o cinto de segurança.