Nacional

Região resgata projeto de 14 anos para formar Vale Turístico do Paranapanema

Região resgata projeto de 14 anos para formar Vale Turístico do Paranapanema

Um projeto com pelo menos 14 anos de idade voltou a ganhar força em discussão entre pelo menos 16 cidades da região que pretendem desenvolver um pólo turístico do Vale do Parapanema, com consórcio de prefeituras para atrair e desenvolver investimentos no setor.

Representantes de oito cidades envolvidas retomaram durante encontro em Echaporã a proposta de resgatar o projeto de turismo: Assis, Campos Novos, Cândido Mota, Florínea, Lutécia, Oscar Bressane, Palmital e Tarumã. Cidades próximas e de apelo turístico, como Paraguaçu Paulista, também devem incorporar o grupo.

A intenção é desenvolver um plano comum de turismo sustentável, fundado na ecologia, que agregue opções de turismo de aventura e pesca a outros espaços de descanso, acesso a belas vistas e áreas de preservação, além de exploração do rio e afluentes.

Desde 2003 representantes de 16 cidades em torno do rio desenvolvem um estudo para identificar as potencialidades de cada um dos 16 municípios a fim de estabelecer objetivos e as estratégias para atingi-los.

O projeto tem agora um incentivo a mais: os estudos do governo do Estado para estabelecer até 140 cidades consideradas Município de Interesse Turístico, um benefício que Marília já busca com diferentes investimentos. A cidade não integra o grupo original de cidades envolvidas no estudo.

O projeto do consócio foi lançado em 2003 por Assis, Cândido Mota, Cruzália, Echaporã, Florínea, Ibirarema, Iepê, Lutécia, Maracaí, Nantes, Oscar Bressane, Palmital, Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulistas, Platina e Tarumã.

O projeto de Marília caminha por outras vias. Além de rede de serviços já estabelecidas em hotéis, restaurantes e estruturas de recpção, como aeroporto e rodoviária, a cidade investe em legislação e faz no dia 6 uma audiência pública para discutir a implantação do Plano Municipal de Turismo, focado na atração de visitantes para negócios e eventos acadêmicos.