Nacional

Romaria do Apostolado da Oração reúne até 3.000 fiéis em Vera Cruz

Romaria do Apostolado da Oração reúne até 3.000 fiéis em Vera Cruz

Pelo menos 3.000 devotos de quase 80 paróquias do estado de São Paulo e estados vizinhos participaram, neste domingo, 16, da 34ª edição da Romaria Interdiocesana do Apostolado da Oração, evento que acontece no Santuário Sagrado Coração de Jesusde Vera Cruz desde 1939.

O Apostolado da Oração é um movimento religioso composto por leigos católicos, comespecial devoção ao Sagrado Coração de Jesus e sentido de doação a Deus, pelo conhecimento da palavra, pela oração, pelo oferecimento diário e pela fidelidade à igreja.

A programação da Romaria contou com caminhada, reflexões, missa, momentos de animação e louvor, bênção do Santíssimo e celebração do envio.

Desde as primeiras horas da manhã, os romeiros visitaram o Santuário e puderam conhecer as 12 Promessas do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque. 

Doze equipes foram distribuídas em 12 capelas no interior da igreja para explicar o teor de cada uma delas. Uma relíquia de Santa Margarida também ficou exposta para visitação no altar especialmente montado para a missa em frente ao Santuário.

A Santa Missa foi celebrada pelo Bispo Diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, concelebrada pelos padres Marcos Ortega (pároco e reitor do Santuário de Vera Cruz), Luiz Eduardo Cardoso de Sá, Pe Otávio e Monsenhor Nivaldo Resstel, e acompanhada por vários seminaristas. O ministério de música ficou a cargo do Coral da Comunidade Recado, de Tatuí, que propaga a devoção ao Sagrado Coração.

Além de apresentar as vivências e testemunhos de duas fiéis visitantes que falaram sobre o poder da Fé, Dom Luiz exaltou e agradeceu o trabalho realizado por religiosas e religiosos e convidou os devotos à reflexão sobre a 10ª Promessa do Sagrado Coração de Jesus:

“Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”. Ele fez um paralelo com situações vividas no dia a dia de cada um e falou sobre o exemplo deixado por Jesus para que todos tenham o coração aberto à verdade, ao perdão, ao amor e à justiça.

O Bispo falou também sobre o chamado da Igreja para que todos sejam “sal da terra e luz”, sabendo ouvir, tendo tempo para si e para o próximo, e buscando a verdade para a construção de uma vida baseada no amor de Deus. Finalizando, fez uma citação do Papa Francisco

Por ser o padroeiro do Santuário e do município de Vera Cruz, o evento conta com uma história já solidificada e mantida pela paróquia e comunidade.