A Sabesp anunciou a suspensão dos cortes de água e um programa de renegociação de débitos para clientes comerciais e de serviços em todo o Estado, em medida que beneficia dezenas de cidades no Oeste Paulista.
Oriente, Assis, Echaporã, Oscar Bressane, Gália, Lupércio, Álvaro de Carvalho e Paraguaçu são algumas das cidades atingidas.
Marília, que mantém serviço autônomo pelo Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) não é atingida pela regra e depende de definição da autarquia. Consultado pelo Giro Marília, o Daem não se manifestou a respeito.
O Departamento enfrenta uma crise financeira e acusa alto índice de inadimplência. Registrou em janeiro alguns casos de suspensão de fornecimento que repercutiram em redes sociais.
Em um dos casos, uma barbearia, o proprietário divulgou mensagens indignadas por estar sem água e com as portas fechadas pelas restrições do Plano São Paulo de quarentena.
Já em relação aos débitos, o Daem está inserido em um programa de anistia que oferece 100% de descontos em multas e juros para pagamento à vista no dia 31 de março ou 80% de desconto para parcelamento com a primeira parcela em 31 de março.
As medidas da Sabesp valem até o final de março de 2021 e beneficiam hoje 680 mil de estabelecimentos do segmento Comercial e de Serviços que tenham consumo de até 100m3/mês, visando a minimizar os impactos econômicos causados pela pandemia pelo coronavírus.
Os débitos poderão ser renegociados sem aplicação de multa e juros, com correção monetária. O prazo para parcelamento será de 12 meses, a contar a partir da repactuação dos saldos em aberto.
Além disso, nos municípios que estejam nas fases laranja e vermelha, não haverá nenhuma ação de negativação por débitos por parte da Sabesp, também até o fim de março deste ano.
Para renegociação, o cliente deve entrar em contato com a Sabesp pelos telefones 0800 011 9911 (Região Metropolitana) e 0800 055 0195 (Interior e Litoral).