O Santuário do Sagrado Coração de Jesus, em Vera Cruz, anunciou em uma mensagem em redes sociais, que vai banir o uso de fogos de artifício em grandes eventos e celebrações da instituição.
A medida foi tomada após polêmica com o uso dos fogos em uma grande carreata para celebração do Dia do Padroeiro na cidade.
A mensagem, assinada pelo padre Maurício Sevilha, pároco e reitor do Santuário, pede desculpas a todos os moradores que de alguma forma se sentiram prejudicados pelo barulho.
“Adquirimos os fogos com a promessa de que não fariam barulho”, disse o padre na mensagem. Ele recebeu dezenas de manifestações de apoio e cumprimentos pela carreata e programação de homenagem ao padroeiro, que pela primeira vez foi feita sem missa com presença de fiéis.
Sem o contato com os seguidores, a carreata foi uma forma de levar ao público a imagem do Santíssimo, simbologia do pão consagrado como corpo de Cristo, tradicionalmente apresentado em um ostensório de metal.
O uso dos fogos com grandes explosões, como rojões, vem sendo combatido em diversas cidades. Em Marília uma lei aprovada pela Câmara proíbe o uso dos fogos e provoca uma disputa judicial com associação de fabricantes. Apesar disso os fogos seguem em uso mesmo em eventos oficiais da prefeitura.