Nacional

Santuário mobiliza fiéis em tradição de 86 anos no Corpus Christi em Vera cruz

Santuário  mobiliza fiéis em tradição de 86 anos no Corpus Christi em Vera cruz

Uma tradição de 86 anos vai levar fiéis de diferentes cidades ao Santuário Sagrado Coração de Jesus, de Vera Cruz, para a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi), nesta quinta-feira, 8 de junho. A missa terá início às 15h e será transmitida ao vivo nas redes sociais da Paróquia.

É uma história que começou em 1937 e ficou famosa também pelas ruas são enfeitadas formando grandes tapetes coloridos para a passagem do Corpo de Cristo. O trabalho conta com o envolvimento das pastorais, grupos da Paróquia, Comunidade São José, comércio e comunidade.

Ao longo de seis quarteirões são montados tapetes de forma artesanal, utilizando materiais como serragem de variadas cores, pó de xadrez, cal, areia e outros materiais, nos desenhos confeccionados nas esquinas. O material é fornecido pela Prefeitura de Vera Cruz.

A decoração por volta das 6h no dia da celebração. Logo após a missa, os fiéis sairão em procissão pelas ruas decoradas. A celebração é encerrada com a Bênção do Santíssimo, em frente ao Santuário.

Corpus Christi significa Corpo de Cristo e tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264. A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais.

Em Vera Cruz tudo isso pode ser visto e com que carinho é preparada esta grande festa. A comunidade demonstra através dos desenhos e cores, arte e criatividade, o espírito de fé e vida em comunidade.

A data é muito especial para os católicos, pois é o único dia do ano (no calendário católico) em que o Santíssimo, símbolo da presença de Cristo, deixa o sacrário para sair pelas ruas da cidade abençoando a população, os visitantes, o comércio.

Na década de 60 a festa tomou o formato que segue até hoje, e a celebração passou a ser reconhecida por toda a região pela sua arte, beleza e criatividade. Uma tradição religiosa, artística e cultural da paróquia e do município, que atrai centenas de visitantes.

A celebração tem ainda a proposta de integração de toda a comunidade, conseguindo reunir crianças, jovens e adultos; estudantes, trabalhadores e aposentados; escolas, comércio, prefeitura e igreja.