A Prefeitura de Bauru confirmou na tarde desta terça-feira o primeiro caso de zika vírus na na cidade. A paciente está grávida, tem 32 anos, e o bebê, em gestação de 21 semanas, não apresenta anomalias. Ainda há mais dois casos suspeitos de gestantes contaminadas pelo Zika vírus em Bauru.
O anúncio foi feito em entrevista coletiva do prefeito Rodrigo Agostinho e o secretário de Saúde de Bauru, Fernando Monti. O caso foi diagnosticado no posto de saúde do bairro Mary Dota, um grande conjunto de perfil popular na cidade.
A paciente começou a apresentar os sintomas no dia 27 de dezembro. O caso é autóctone, ou seja, contraído no município. Os principais sinais foram manchas no rosto e no braço, mas sem febre.
A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, também transmissor da dengue. Sem casos de zika vírus, Marília viveu a maior epidemia da história em 2015 e mantém desde então campanhas e serviços de controles do mosquito, mas sem dados da proliferação de aedes ou do número de casos da doença.
Em nível nacional, o zika é apontado como responsável por surto de microcefalia, má formação cerebral de crianças durante gestação.
Os principais sintomas do zika vírus são similares aos da dengue, porém são mais leves e desaparecem entre 4 a 7 dias,. Inicialmente, os sintomas podem ser confundidos com uma gripe.