Nacional

Saúde de Garça multa oito empresas com larvas do Aedes

Saúde de Garça multa oito empresas com larvas do Aedes

A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde de Garça multou oito empresas da cidade durante blitz de vistoria para controle de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. As oito empresas ficam no Distrito Industrial da cidade.

Segundo a coordenadora do serviço, Edna Semensato, foram autuadas empresas onde a vigilância encontrou larvas do mosquito em situações de descuido com formação de criadouros.

“Não apenas nas empresas, mas nas residências também temos encontrado larvas do mosquito. Estamos em um período crítico e é importante que as pessoas cuidem dos seus quintais, para evitar a proliferação do mosquito e consequentemente das doenças que ele transmite”, afirmou Edna.

O inseto coloca seus ovos apenas em acúmulos de água limpa, sendo essa a razão, o que torna a proliferação mais comum em períodos de chuva. Pneus velhos, caixas d’água, garrafas, calhas entupidas, vasos de flor e também recipientes jogados em lixo descoberto podem servir de criadouros.

A Secretaria da Saúde não divulgou os nomes das empresas ou os valores das autuações mas o programa de vistoria será mantido e as empresas autuadas podem ser penalizadas em caso de reincidência.