Nacional

Sem depoimento de Lula, Fórum tem confronto e bombas em SP

Manifestantes protestam em frente ao Fórum da Barra Funda – Reprodução G1
Manifestantes protestam em frente ao Fórum da Barra Funda – Reprodução G1

Manifestantes ligados ao PT e simpatizantes do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e grupos de protestos contra Lula promoveram conflito em frente ao Tribunal de Justiça na Barra Funda, em São Paulo, onde o líder petista deveria prestar depoimento nesta quarta-feira sobre o apartamento tríplex do Guarujá.

Lula evitou o depoimento graças a uma liminar concedida na noite desta terça-feira (16) pelo conselheiro Valter Shuenquener de Araújo, do Conselho Nacional do Ministério Público.

A decisão atendeu pedido do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que invocou a violação do princípio do promotor natural, uma vez que a ação relativa à Bancoop, cooperativa que inicialmente construiu o prédio de apartamentos no Guarujá, estava na 5ª Vara da 1ª Promotoria de São Paulo, enquanto o procurador Cássio Cesarino, que convocou Lula para o depoimento, é integrante da 2ª Vara.

Mesmo com a liminar, grupos a favor e contra o ex-presidente se concentrassem na frente do fórum para expressar seu apoio ou suas críticas. O boneco pixuleco, uma reprodução de Lula com uma roupa de presidiário, foi atacado e rasgado. Pedras, pedaços de pau e metal foram atirados.

A Polícia Militar interveio, inclusive com bombas de gás, para separar os confrontos. Depois formou um cordão de isolado e usou grades para separar os dois grupos.