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Sem duplicação, Marília terá 79% de aumento em pedágio

Alta nos pedágios da BR-153 entra em vigor e atinge volta do feriado
Alta nos pedágios da BR-153 entra em vigor e atinge volta do feriado

Motoristas e viajantes que utilizam o trecho paulista da rodovia BR-153 entre Ourinhos e Marília vão pagar 79% a mais pelo pedágio para financiar a duplicação de dois pontos da rodovia que não utilizam.

O reajuste da tarifa em todas as quatro praças do trecho paulista está previsto no projeto da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para oferecer “equilíbrio econômico-financeiro” à empresa concessionária da rodovia, a Triunfo Transbrasiliana, que será responsável pela obra. Os pedágios entre Ourinhos e Marília e entre Getulina e Lins terão reajustes sem obras.

A BR -153 será duplicada entre o km 0,00 – na Divisa com Minas Gerais – e o km 51,70, denominado Lote 01, com custo estimado em cerca de R$ 557 milhões; e entre o km 162 e o km 195, entre denominado Lote 03, com investimento previsto de aproximadamente R$ 320 milhões.

O montante de cerca de R$ 877 milhões está previsto no Programa de Investimento em Logística (PIL), lançado em 2015 pelo Governo Federal. 

Além da duplicação, está prevista uma série de obras complementares, como retornos em desnível e acessos, com o objetivo de eliminar conflitos de tráfego em nível. Dessa forma, será possível reduzir interferências do tráfego local com o de longa distância, de forma a garantir mais segurança aos usuários e maior trafegabilidade na rodovia.

Com a duplicação dos trechos constantes dos lotes 1 e 3, o valor da tarifa de pedágio para veículos de categoria 1 passaria de R$ 4,30 a R$ 7,70. O valor é o mesmo para as quatro praças de pedágio do trecho concedido.

Não foram definidos prazos para início e conclusão das obras e nem aviso sobre data para cobrança dos novos valores de pedágio. Os detalhes dos projetos serão discutidos em uma audiência pública que a ANTT promove na próxima terça-feira, dia 26, em São José do Rio Preto, a maior cidade no trecho paulista da BR-153.

Lá, além do aumento de pedágio, há mais críticas ao projeto: a duplicação não vai atender uma antiga reivindiocçaão de obras no trrecho urbano da rodovia, um projeto avaliado em pouco mais de R$ 180 milhões.