Nacional

Servidora reclama da saúde em Vera Cruz, é transferida e denuncia retaliação

Servidora reclama da saúde em Vera Cruz, é transferida e denuncia retaliação

Uma servidora municipal de Vera Cruz denunciou um caso de retaliação da administração um dia depois de divulgar em redes sociais críticas contra o serviço de saúde da cidade, que acumula queixas por falta de médico em um posto de atendimento.

A servidora divulgou em um grupo de moradores uma mensagem sobre a dificuldade em conseguir atendimento, postada na segunda-feira, dia 12.

“Nossa gente, que isso? Vc vai no Centro de saúde não tem médico, vc passa na farmácia não tem remédios. Tanta coisa que poderia deixar de fazer e dar prioridade a saúde. Dou graças a Deus pelo meu trabalho, mas a gente ganha pouco e ainda vou ter que pagar médico particular”, divulgou a servidora, que trabalhava como auxiliar em uma escola

Com as críticas, já apontava os riscos de punição para servidores que reclamam de serviços públicos.

“Se vc falta no trabalho por estar doente falam que é frescura se a gente postar alguma coisa e se desabafa falam pra gente tomar cuidado para não pegarem bronca da gente (políticos). Dá para desanimar qualquer cidadão”, disse.

A resposta apareceu no Diário Oficial da cidade do dia seguinte, a terça, dia 13. A servidora foi retirada da escola e transferida para a Secretaria de Serviços Públicos.  A servidora lamentou mas não se intimidou.

“Como eu disse ontem na postagem, não podemos nos expressar que recebemos retaliação. Hoje fui notificada que serei transferida para outro setor. Conversei até com a secretária da prefeita ela não pode fazer nada São ordens. Não assinei o papel ainda pq depois de quase 14 anos  trabalhando na área da educação pensei que iam me mandar para outra escola; mas não, será para outros setores. Agora tenho pela certeza de que não somos valorizados. Muito obrigada sra prefeita pela valorização ao funcionário.”

O caso já mobiliza lideranças, vereadores e a comunidade. Além da ideia de perseguição política contra uma servidora de carreira, o caso acompanha um problema grave da cidade com a falta de médico, que provoca série de ataques em redes sociais.

Alguns moradores resgataram até material de campanha eleitoral da prefeita Renata Devito com promessa de atendimento 24h no centro que nem durante o dia tem médico.

A prefeitura anunciou recentemente um concurso que prevê contratação de médico, mas ainda sem data para acontecer.