A noite da próxima sexta-feira será marcada por uma ocorrência astronômica que só será repetida em 2018: a lua azul. O termo é usado para definir meses em que a Lua cheia aparece duas vezes e a última manifestação aconteceu em 2012.
Isso acontece porque a lua leva 29,5 dias para atingir a fase cheia. Mas como o ciclo lunar tem duração menor que os meses de 30 e 31 dias é possível que ocorram duas luas cheias em um mesmo mês.
Normalmente ocorrem 12 luas cheias por ano. Com o fenômeno são registrada 13 luas nos 365 dias. Fevereiro é o único mês no qual não pode ocorrer uma lua azul pois mesmo nos anos bissextos o mês é mais curto que a duração de um ciclo lunar.
Inclusive é possível que o mês de fevereiro não possua luas cheias, o que leva a ocorrência de duas luas azuis no mesmo ano. Uma ocorre no mês de janeiro e outra novamente em março.
Mas apesar do nome a lua não adquire a cor azul, um outro tipo de fenômeno que já foi registrado em 1883, quando uma erupção muito forte do vulcão Krakatoa espalhou cinzadas para op topo da atmosfera. Em muitos pontos do planeta a lua passou a ser vista de forma azulada, mas não só durante a fase cheia. .
A próxima ocorrência deve se dar nos dias 2 e 31 de janeiro de 2018.