No primeiro dia de rodízio ampliado na cidade de São Paulo – uma das medidas de incentivo ao isolamento social – motoristas que buscam comprovar a isenção no esquema enfrentam dificuldades no sistema virtual. Principal plataforma de cadastro, o Portal 156 segue instável para a maioria dos usuários desde o início da manhã.
Além do portal, que possui uma área exclusiva para o cadastro de veículos durante a pandemia, o serviço também pode ser realizado pelo e-mail [email protected], que recebe os pedidos desde a semana passada.
Apelidado de “super rodízio”, a nova medida determina que, a partir de hoje, poderão circular livremente apenas nos dias pares os carros cujo número final da placa seja par e vice-versa. Apesar disso, veículos de emergência , taxistas e prestadores de serviços essenciais estão livres da regra. Outra categoria que pode ser cadastrada para circulação é a dos carros elétricos e híbridos, isentos desde 2015.
Leia mais: Em Brasília, quem não usar máscara será multado a partir de hoje
O cadastro, que deve ser feito preferencialmente pelas empresas, garante o abatimento ou isenção da multa – de R$ 130 – em caso de circulação irregular de veículos durante o rodízio.
Questionada sobre a instabilidade do site, a secretaria de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo ainda não se pronunciou sobre o assunto ou apresentou previsão de retorno.