O desabamento da laje de uma empresa de contêiner em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, na manhã dessa terça-feira (20) , deixou nove mortos e 31 feridos. Entre os mortos, estão sete mulheres e dois homens.
Já entre os feridos , três tiveram escoriações leves e 28 foram encaminhados para hospitais da região. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as vítimas foram levadas ao Hospital Geral de Itapecerica da Serra, ao Pronto-Socorro Central e ao Pronto-Socorro do Jacira .
Veja, abaixo, o nome das vítimas do desabamento:
Óbitos:
- Natalia de Arruda Silles, 25 anos;
- Diana Amara da Silva, 20 anos;
- Claudevan Correia Lima, 35 anos;
- Letícia Lira de Oliveira, 26 anos;
- Jucimara de Moraes Cezar, 35 anos;
- Valquíria Aparecida da Silva, 47 anos;
- Diego Ferreira Duarte, 27 anos;
- Angela Rodrigues de Souza, 32 anos;
- Iara da Silva Soares, 20 anos.
Feridos:
- Cecília Aparecida dos Santos;
- Alexandre de Morais;
- Marcos Vinicius Siqueira;
- Donine Versilino da Cruz;
- Cleber Eloy do Nascimento;
- Natanael Felipe Oliva Silva;
- Valdenor Rodrigues de Oliveira;
- José Pereira de Souza Filho;
- Natalia Contábil Silva;
- Daniele Hirre;
- Felipe Melanes;
- João Alves;
- Tamires Aparecida;
- Pedro Esp. Santos Soares;
- Fernanda Salvador Farias;
- Elzio de Sales Junior;
- Tamires Silva Madeeke;
- Isaac Bezerra da Silva;
- Wender Lopes;
- Elinaldo Silva;
- Ana Carolina Silva;
- Larissa Bezerra Melo;
- Geovana Dobrowski;
- Caíque Alves Xavier;
- Elsio Pinheiro;
- Antônio Jesus;
- Adolfo Ito;
- Diego Ramos Pereira.
Documentação irregular
De acordo com a Prefeitura de Itapecerica da Serra , a documentação da empresa onde ocorreu o acidente está irregular:
“Com relação ao imóvel, devido à dimensão e por estar inserido em uma Área de Proteção e Recuperação aos Mananciais, sua regularização é objeto de licenciamento junto ao órgão Ambiental Estadual (CETESB), antecedendo assim à licença municipal. De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, o projeto anteriormente aprovado pela CETESB foi irregularmente alterado, e sua regularização junto aos órgãos públicos estava em trâmite.”
O prefeito Dr. Francisco Nakano decretou luto de três dias no município após o ocorrido. Nakano, que é médico socorrista, também ajudou nos primeiros socorros das vítimas . Segundo a prefeitura, cerca de 70 pessoas estavam no local no momento do desabamento .
Ontem, os bombeiros foram acionados às 8h55. A corporação contou com o apoio do Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (GRAU), do Samu, Polícia Militar, Defesa Civil, Comando de Aviação, entre outros, para realizar o resgate das vítimas.
O candidato a deputado estadual Jones Donizette (Solidariedade) e a candidata a deputada federal Ely Santos também estavam na empresa quando a estrutura desabou.
Segundo publicação no perfil de Donizette, os dois foram convidados na manhã de ontem para conhecer a companhia Mult Tainer e, quando se despediam dos funcionários, parte da estrutura de concreto se rompeu e os deixou presos nos escombros.
Os candidatos e quatro integrantes da equipe deles foram resgatados com vida e levados ao hospital.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Nacional