Nacional

STF suspende sessão após briga de Barroso e Gilmar, assista

STF suspende sessão após briga de Barroso e Gilmar, assista

Um bate-boca entre os ministros Luiz Roberto Barroso e Gilmar Mendes provocou a suspensão da sessão do STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quarta-feira, duas horas após início do trabalho. Barroso reagiu a um pronunciamento de Gilmar Mendes com críticas a ações e decisões do Supremo, incluindo caso de Barroso, o que provocou longa reação.

“Me deixa fora desse seu mau sentimento. Você é uma pessoa horrível, uma mistura do mal com atraso e pitadas de psicopatia”, disse Barroso. “A vida para vossa excelência é ofender as pessoas, não tem nenhuma ideia”, completou. A manifestação foi provocado por voto de Gilmar Mendes no julgamento da proibição de doações ocultas para campanhas eleitorais.

Gilmar Mendes fez referência a uma decisão de 2016 em que a primeira turma revogou prisão de médicos acusados de manter clínica de aborto, que teve voto decisivo de Barroso.

“É preciso que a gente denuncie isso! Que a gente anteveja esse tipo de manobra. Porque não se pode fazer isso com o Supremo Tribunal Federal. ‘Ah, agora, eu vou dar uma de esperto e vou conseguir a decisão do aborto, de preferência na turma com três ministros. E aí a gente faz um 2 a 1”, disse Gilmar

Luiz Roberto Barroso atravessou o pronunciamento com sua reação. Após a fala de Barroso a presidente do STF, Carmen Lúcia, suspendeu a sessão sob protestos de Gilmar, que pedia para manter o uso da palavra e mesmo após a suspensão repetiu que vai “recomendar ao ministro Barros que feche seu escritório de advocacia”

Assista abaixo à manifestação de Luiz Barroso
[movie_id#477]