O ex-prefeito de Mogi das Cruzes Junji Abe (PSD-SP) tomou posse na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (21) para cumprir mandato como suplente do ex-deputado e ex-governador Paulo Maluf, que está detido no Presídio da Papuda, em Brasília, após confirmação de condenação no STF (Supremo Tribunal federal).
Depois de fazer juramento na abertura da sessão da Câmara dos Deputados, Junji assumiu o mandato aberto pelo afastamento de Maluf da função parlamentar pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Ex-governador de São Paulo e ex-prefeito da capital, Maluf está preso desde dezembro, cumprindo pena de sete anos e nove meses pelo crime de lavagem de dinheiro. Junji Abe foi prefeito de Mogi das Cruzes, em São Paulo, por duas vezes, vereador, deputado estadual e deputado federal. Ele responde a processos na Justiça e chegou a ser condenado em segunda instância por improbidade administrativa.
Apesar deste histórico, o novo deputado diz que fica “triste” por assumir mandato em função da condenação de um deputado. Maluf chegou à eleição com a candidatura impufgnada por problemas judiciais, conseguiu recorrer e tomar posse que na época afastoiu do mandato o deputado Walter Ihoshi, com base eleitoral em Marília. A eleição de 2016, que transformou deputados em prefeitos, abriu vaga para posse de Ihoshi.