Nacional

Tarcísio Freitas, ex-ministro de Bolsonaro, é eleito governador de SP

Tarcísio Freitas, ex-ministro de Bolsonaro, é eleito governador de SP

Tarcísio de Freitas (Republicanos) obteve maior número de votos que o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad (PT) e foi eleito governador de São Paulo neste domingo (30). Com 55,34% das urnas apuradas até as 19h24 deste domingo (30),

Tarcísio havia recebido 12.576.778 votos (55,34% dos votos válidos), enquanto Haddad tinha conseguido 10.148.696 votos (44,66% dos válidos). Durante todo o período da cmapanha de segundo turno apareceu em primeiro lugar na pesquisas de intenção de votos.

Foram registrados 24.105.985 votos válidos neste segundo turno em São Paulo. O total de votos em branco foi de 491.586 (1,92%). Os votos nulos ficaram em 1.046.828 (4,08%). O índice de abstenção foi de 21,11%.

Tarcísio Gomes de Freitas, 47 anos, é engenheiro e servidor público federal. Natural do Rio de Janeiro (RJ), foi ministro da Infraestrutura do governo Jair Bolsonaro e chefe da seção técnica da Companhia de Engenharia do Brasil durante a Missão das Nações Unidas (ONU) para a estabilização no Haiti (Minustah).

Casado com Cristiane e tem dois filhos. Em 1996, se formou em ciências militares pela Academia Militar de Agulhas Negras (Aman). Em 2002 concluiu formação como engenheiro, primeiro no exércityo e depois no serviço público civil.

Foi diretor-executivo e diretor-geral do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e secretário da Coordenação da Secretaria Especial do Programa de Parceria de Investimentos, durante os governos de Dilma Rousseff e Michel Temer.

Em dezembro de 2018, foi nomeado ministro da Infraestrutura pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Ficou no cargo até desvinculação para a campanha eleitoral. É sua primeira disputa.

Hoje foi eleito governador de São Paulo pela coligação São Paulo Pode Mais (Republicanos/PL/PSD/PTB/PSC/PMN). Seu vice é Felicio Ramuth (PSD).

Pode ser uma imagem de 3 pessoas e pessoas em pé

O governador eleito tem o apoio declardo de dois parlamentares eleitos por Martília para a Assembleia Legislativa: o atual deputado e ex-prefeito Vinícius Camarinha (PSDB) e a empresária Daniele Alonso, filha do prefeito Daniel Alonso, eleita para o primeiro mandato.

Dani Alonso, que fez toda cvampanha vinculada ao presidente Jair Bolsonaro, principal cabo eleitoral do novo governador, também provocou alinhamento do pai e da prefeitura com Tarcísio. Daniel divulgou mensagem para comemorar o resultado e agradecer pelos votos de Tarcísio na cidade.

“Obrigado Marília, Governador @tarcisiogdf está eleito. Vamos juntos transformar nossa cidade e todo o Estado de São Paulo.”