Nacional

Trabalho em Rede faz oficina e fortalece Coletivo de Mulheres em Vera Cruz

Trabalho em Rede faz oficina e fortalece Coletivo de Mulheres em Vera Cruz

Uma iniciativa do Coletivo de Mulheres de Vera Cruz uniu serviços públicos e comunicado em Oficina de Primavera “Mulheres no coletivo: Saúde Feminina e Integração Social”, para empoderamento das mulheres, orientações e cuidado com saúde Integral com foco na Campanha Mundial do Outubro Rosa.

O projeto, chamado de Trabalho em rede, envolveu as Diretorias Municipais da Cultura e Assistência social de Vera Cruz, com o apoio de ações intersetoriais da Saúde, Educação e do Coletivo.

O evento aproveita a campanha de conscientização para da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o que aumenta as chances de cura.

A professora e supervisora de Ensino da Escola Estadual Dirce Belluzzo de Campos Gisele Gelmi ministrou a oficina com contextualização histórica da participação política da mulher em sociedade, a luta contra a violência e pela equidade de gênero.

Apresentou dados estatísticos e as possíveis estratégias de apoio. Em seguida, foi feita uma imersão em orientações de autocuidado com as mamas, saúde e prevenção de doenças relacionadas à mulher – mitos e verdade.

“Estou feliz em poder contribuir com esta ação na cidade onde moro, não só em nome da minha atuação dentro do Coletivo de Mulheres, mas também, do meu envolvimento com a Educação no Município.”

Gisele destacou que o Trabalho em Rede permite a construção e a implementação de ações intersetoriais e mostra que o caminho do diálogo e apoio entre as diferentes áreas traz a possibilidade de cada um contribuir.

“Fortalece ações comuns do município, neste caso, com o empoderamento da população feminina em busca do autocuidado e da participação feminina na construção de políticas públicas que envolvem diferentes áreas.”

O coordenador Pedagógico Alexandre Duca, que ajudou na organização e promoção do evento, considera a ação um avanço importante. “É uma satisfação imensa abrir as portas da escola para uma ação tão importante e que só vem a contribuir com o nosso Projeto Pedagógico.”

A jornalista, publicitária e integrante do Coletivo Michele Rodrigues, disse que o evento é resultado de uma mobilização que une mulheres na cidade e tende a crescer.

“O Coletivo está em fase de construção, é formado por profissionais de diferentes áreas que já atuavam de alguma forma como voluntárias nas ações de vulnerabilidades sociais da cidade.”

A ideia ganha apoio na Câmara da cidade. A vereadora Cristiane Tinetti, também presente no evento, já apresentou projeto para criação do Fundo e Conselho da Mulher em Vera Cruz.

“Constituir um coletivo de Mulheres tem sido de suma importância para movimentar as políticas públicas em relação às mulheres da cidade e esperamos que mais mulheres possam se interessar em participar e contribuir para que se efetive mais ações como esta.”

O evento teve ainda apresentação da cantora Bruna Gonçalves e participação do conforme explicou o Secretário Municipal da Cultura, Fernando Chagas.

“Ajudar a construir um evento como este, moldado por várias mãos e de modo presencial com todos os cuidados sanitários que o período requer nos traz a expectativa de que se cada um fizer a sua parte podemos contribuir para uma cidade melhor e nos fortalece a esperança de que dias melhores virão.”