Nacional

Vacinação contra gripe no Estado é antecipada para ajudar combate ao coronavírus no

Vacinação contra gripe no Estado é antecipada para ajudar combate ao coronavírus no

O governo do Estado vai antecipar a antecipação da produção de vacinas contra gripe pelo Instituto Butantan, ampliar o volume de doses a serem distribuídas e começar com 23 dias de antecedência a campanha de imunização contra a gripe em São Paulo. Deve começar em 23 de março.

A medida foi decidida em conjunto com o Ministério da Saúde e o Centro de Contingência do Estado de São Paulo para o novo coronavírus. O Instituto Butantan vai entregar 13% a mais de vacinas em 2020 do que no ano passado.

A decisão foi anunciada em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes. O Coordenador do Centro de Contingência do COVID-19 (sigla em inglês para o novo coronavírus) em São Paulo, o médico infectologista David Uip, explicou que embora a vacina  não seja diretamente efetiva contra o novo coronavírus, a imunização ampliada é fundamental para reduzir a capacidade de contaminação nos próximos meses.

“Vacinando mais, mais pessoas estão protegidas e menos suscetíveis a doenças. É uma decisão absolutamente fundamental neste momento em que nós estamos começando a enfrentar um novo vírus. O Instituto Butantan está produzindo 75 milhões de doses desta vacina, é um recorde absoluto. Isto representa 10% da produção mundial”, declarou o infectologista.

A decisão pela ampliação da capacidade vacinal em todo o Brasil vem um dia após a confirmação do primeiro caso de paciente contaminado pelo COVID-19 no país. Um homem de 61 anos residente na capital paulista teve diagnóstico positivo após retornar de viagem à Itália, país em que o vírus já estava em circulação.

O Instituto Butantan já está em fase final de produção da vacina trivalente contra o vírus Influenza para antecipar o fornecimento de lotes ao Ministério da Saúde, responsável por definir o calendário vacinal.