Nacional

Vera Cruz anula terceirização e encurta prazo para cuidados em cemitério; ‘famosos’ atraem visitas

Vera Cruz anula terceirização e encurta prazo para cuidados em cemitério; ‘famosos’ atraem visitas

Visitantes do cemitério municipal de Vera Cruz encontraram nesta semana equipes da prefeitura em serviços de manutenção após anulação de licitação que previa contratação de uma empresa para o serviço.

O procedimento e a anulação deixaram o prazo curso para adequação do espaço até o feriado de Finados, quando as visitas tradicionalmente crescem.

A contratação virou polêmica na cidade, com suspeitas sobre a empresa vencedora do contrato e uma decisão do prefeito Rodolfo Davoli que apontou falta de documentação como justificativa para o cancelamento.

O cemitério da cidade acumula sinais de vandalismo e problemas com sujeira, invasões e casos de usuários de drogas. Uma equipe de três servidores atua no local.

Além de respeito aos sepultados e suas famílias, a manutenção na preparação para o feriado acompanha visita a alguns pontos mais famosos, como os moradores que inspiraram personagens da novela O Rei do Gado.

Sepultura com Zoraide Mezenga, que inspirou personagem de novela

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, que nasceu em Gália e viveu em Vera Cruz antes de seu sucesso na carreira artística, a novela mostra rivalidade de duas famílias – Mezenga e Berndinazzi – que realmente existiam na cidade, embora não fossem rivais.

Sepultura da família Berdinazzi, próxima à da família Mezenga: sem rivalidade

Na verdade as sepulturas das duas famílias são próximas, ficam bem na entrada, com acesso fácil de visitantes.

A novela conta também relatos de um amor impossível entre as famílias. Não envolveu as duas, mas a história tem fundamento.Na vida real, Zoraide Mezenga desafiou a família para unir-se a Tadashi Haraguchi, filho de imigrantes japoneses, em janeiro de 1953.

Os dois se conheceram quando ele foi ajudar Zoraide com problemas em um carro na estrada. Os dois tiveram três anos de encontros escondidos até se casarem, em Aparecida do Norte.

Tadashi e Zoraide tiveram cinco filhos – Lis, Line, Liane, Linette e Paulo, o único que não leva o nome Mezenga -.