A Prefeitura de Vera Cruz declarou “Situação de Emergência” em todo o território do município em função do que apontam como estiagem prolongada com graves danos à produção rural.
A medida é válida para as áreas que sejam comprovadamente afetadas por laudo técnico apresentado por órgão competente.
A situação de emergência permite que a administração adote algumas medidas com maior liberdade, como compras ou contratação de serviços e redirecionamento de equipes e atividades.
Segundo o decreto do prefeito Rodolfo Davoli, a cidade enfrentou baixos níveis de chuvas em novembro e dezembro do ano passado e ainda em janeiro e fevereiro de 2024, aliados a altas temperaturas.
“As culturas de valor econômico tiveram o desenvolvimento vegetativo, florescimento e enchimento de grãos prejudicados e, por consequência, a ocorrência de perdas significativas na produção”, diz o decreto.
Além disso, o prefeito informa que a situação foi reconhecida em laudo técnico emitido pela Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
“Em consequência desta estiagem resultam expressivos prejuízos econômicos e sociais, com intensidade no que diz respeito à redução na produção de leite e bovinos de corte, bem como na produção de alimentos, totalizando perdas significantes”, diz o documento.
A prefeitura ainda não divulgou detalhes das medidas a serem tomadas a partir da nova situação.