Nacional

Vera Cruz prepara celebração de Corpus Christi e espera público da região

Vera Cruz prepara celebração de Corpus Christi e espera público da região

A Paróquia Santuário Sagrado Coração de Jesus, de Vera Cruz, entrou na reta final de organização da celebração de Corpus Christi, que será realizada no dia 15 de junho e transforma a cidade em centro turístico com atração de fiéis de toda a região.

A cerimônia reproduz uma tradição lançada em 1937 e que a partir da década de 60 adotou o formato atual. As ruas serão enfeitadas formando tapetes coloridos para receberem a procissão do Corpo de Cristo.

Os trabalhos são coordenados pelo pároco e reitor do Santuário Marcos Ortega, com o envolvimento das pastorais, grupos da Paróquia, Comunidade São José, comércio, comunidade e Prefeitura.    

Tapetes são montados de forma artesanal. Para tanto são utilizados material como serragem colorida, material reciclável, retalhos de tecido, areia, pó xadrez, cal, entre outros. 

São oito quarteirões, em quatro avenidas e quatro ruas, decorados com motivos cristãos, envolvendo temas como a “Eucaristia” e outros. Os enfeites serão confeccionados pelas Pastorais da Igreja, com ajuda da comunidade.

Com início dos trabalhos na madrugada, a comunidade atua para que por volta das 11h os enfeites estejam prontos para visitação. A missa solene será realizada às 15h e logo após a missa, os fiéis sairão em procissão pelas ruas decoradas. A celebração é encerrada com a Bênção do Santíssimo, em frente ao Santuário.

CORPO DE CRISTO

Corpus Christi significa Corpo de Cristo e tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264.

Para celebrar Corpus Christi as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde o Santíssimo Sacramento é conduzido pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas é uma recomendação do Código de Direito Canônico e a celebração visa testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

“Em Vera Cruz tudo isso pode ser visto e com que carinho é preparada esta grande festa do Corpo de Deus. A comunidade demonstra através dos desenhos e cores, arte e criatividade, o espírito de fé e vida em comunidade. E a cidade se enfeita, para num grande louvor, receber o “Corpo de Cristo”, que passa nos tapetes decorados pelas ruas”, diz nota distribuída pela organização do evento.

A celebração tem ainda a proposta de integração de toda a comunidade, conseguindo reunir crianças, jovens e adultos; estudantes, trabalhadores e aposentados; escolas, comércio, prefeitura e igreja.