A decoração de ruas para a celebração de Corpus Christi em Vera Cruz, uma tradição de 82 anos, vai usar 3.000 sacos de srragem, 250 caixas de pós e pelo menos 40 sacos de cal, além de caminhões de areia.
Como acontece desde 1937, as ruas são enfeitadas formando grandes tapetes coloridos para a passagem do Corpo de Cristo. O trabalho conta com o envolvimento das pastorais, grupos da Paróquia, Comunidade São José, comércio e comunidade.
Neste ano, os já tradicionais enfeites vão focar o tema “Família, nosso alicerce”. O pároco e reitor do Santuário, Pe Marcos Ortega, convida toda a comunidade da região a participar. A celebração será no dia 20 de junho.
A decoração ocupa oito quarteirões com tapetes montados de forma artesanal por voluntários. Todo o material é fornecido pela Prefeitura de Vera Cruz.
O trabalho de preparação teve início há meses com a definição do tema, desenhos que serão aplicados e materiais que serão utilizados. No dia, a comunidade começa a decoração por volta das 06h00, num trabalho intenso para que os enfeites estejam prontos para visitação perto das 11h.
A missa solene será realizada às 15h e logo após a missa, os fiéis sairão em procissão pelas ruas decoradas. A celebração é encerrada com a Bênção do Santíssimo, em frente ao Santuário.
Corpus Christi significa Corpo de Cristo e tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264.
A celebração tem ainda a proposta de integração de toda a comunidade, conseguindo reunir crianças, jovens e adultos; estudantes, trabalhadores e aposentados; escolas, comércio, prefeitura e igreja.