Nacional

Vera Cruz recebe concurso gastronômico com PANCs neste sábado

Vera Cruz recebe concurso gastronômico com PANCs neste sábado

Vera Cruz recebe neste sábado, a partir de 10h, a segunda edição do concurso de receitas elaboradas com PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais – em proposta que além de sabores e alimentação de boa qualidade celebra de forma antecipada o Dia Mundial do Meio Ambiente,5 de junho.

O concurso integra várias propostas, que vão da divulgação e promoção de informações sobre consumo das plantas, incentivo à oferta de pratos e consumo e também desenvolvimento de turismo local, tanto em segmento de turismo rural quando de gastronomia e esportes.

Estão inscritos 20 pratos. O prêmio maior será no valor de R$ 500,00 e mais um café da manhã com acompanhante em hotel parceiro do evento.

No primeiro concurso realizado em setembro de 2022 participaram nove pratos. O vencedor foi um ravioli com Ora Pro Nobis, recheado com cogumelos, decorado com brotos de alfafa e ragu de ossobuco.

Os avaliadores serão o chefe de cozinha Sthefanos Gallos; Juliana Gianoni, professora de Alimentos da Fatec Marília; Julia Bastos, nutricionista pela Universidade Federal de São Paulo e especialista pela USP; Renata Diniz Chaves, professora de confeitaria e formadora de novos talentos na gastronomia e Glays Regine, trade marketing da Life Tecnologia.

O evento ainda terá a presença de Cristiane Tinetti, primeira da dama e membro do Comtur de Vera Cruz, Tina Vieira, docente da Unesp/Tupã e membro do Grupo de Estudos de Agricultura Familiar e Sustentabilidade, e Ivan Evangelista, presidente do Comtur de Marília.

“O principal motor destes concursos é a valorização da cultura cabocla e o resgate de receitas que até hoje podem estar escondidas nos velhos livros de famílias”, diz o organizador do evento André Yoshimoto.

O festival será feito na Estância Vale da Graça, um sítio transformado em espaço turístico com ações que vão de trilhas a ecoturismo, meditação e boa gastronomia.

Arquiteto de formação, André é um entusiasta do tema e também empreendedor do circuito de turismo rural na região de Marília tanto na gestão da Estância quanto em envolvimento com outras iniciativas.

O sítio , entre vales e serras, é acessado por uma rota de 3Km por meio de cafezais, belas vistas e diversidade de vegetação e espaços.

Oferece trilhas que levam a cachoeiras e piscinas de água natural, opções de hospedagem com cabanas próprias ou barracas dos turistas, além de um chalé totalmente estruturado.

“As Panc são parte da nossa história de vida, antecedem em muito os canteiros de alfaces, almeirões, rúculas e outras espécies. Na lida das lavouras os trabalhadores rurais já colhiam seu alimento durante o trabalho da colheita. Nos embornais pendurados no pescoço guardavam a beldroega, o caruru, o maxixe, a pimenta comari, o almeirão bravo, a serralha e outras espécies naturais. Era chegar em casa e preparar a salada ou o refogado e acrescentar ao prato.”