Nacional

Vera Cruz suspende romaria de' 36 anos e faz celebração especial

Vera Cruz suspende romaria de' 36 anos e faz celebração especial

O Santuário Sagrado Coração de Jesus de Vera Cruz programou uma celebração especial para domingo em substituição à tradicional Romaria Interdiocesana, que deixa de ser realizada por causa da epidemia de coronavírus.

Será a segunda vez que a romaria é suspensa por orientação de saúde. Em 2009 não foi realizada em prevenção ao H1N1. A programação contará com missa pelos romeiros do Apostolado da Oração, às 9h30, e lançamento da campanha “O Santuário vai até você!”.

O bispo diocesano, Dom Luiz Antonio Cipolini, fará a celebração com benção das capelinhas do Sagrado Coração de Jesus que visitarão as paróquias da Diocese de Marília até a romaria do próximo ano (2021).

A missa será concelebrada pelo pároco de Vera Cruz, Maurício Sevilha, e os vigários episcopais da Diocese, que ficarão responsáveis pela programação em suas regiões.

Nessa mesma celebração, o Santuário lançará uma revista específica voltada aos zeladores e zeladoras do Apostolado da Oração, que são os romeiros que visitam todos os anos o Santuário.

A participação presencial na missa será direcionada aos zeladores e zeladoras do Apostolado da Oração de Vera Cruz, mediante apresentação de senha que deve ser retirada na secretaria paroquial.

O número de participantes será limitado e serão seguidas todas as regras de prevenção estabelecidas pelas autoridades de saúde, como vem ocorrendo em todas as missas presenciais. Haverá transmissão online nas páginas do Santuário no Facebook e no Youtube.

O Santuário é uma referência nacional pela participação de fiéis nas romarias, lançadas em 28 de outubro de 1939, com a inauguração provisória do Santuário Sagrado Coração de Jesus.

Naquela época, a Cia Paulista de Estrada de Ferro, previamente informada e solicitada, acrescentou vários vagões de passageiros às composições ordinárias e organizou mais dois trens especiais, um com dez carros de Bauru, e outro com 16 carros de Marília.

A partir de 1984 os eventos se tornaram anuais, sempre no terceiro domingo de setembro em celebração ao Apostolado da Oração.

É um movimento religioso composto por leigos católicos com objetivo de santificação pessoal e a evangelização das famílias com especial devoção ao Sagrado Coração de Jesus.