O vereador de Belo Horizonte Gabriel Azevedo (sem partido) teve diagnóstico positivo para o coronavírus nesta terça-feira (17). Ele participou da festa de aniversário do ex-vereador e agora secretário-geral do governo, Mateus Simões, na última sexta-feira (13), na qual esteve também o governador de Minas, Romeu Zema.
Leia também: Bolsonaro chama pandemia de “histeria” e critica medidas de isolamento
O governador Zema está isolado e aguarda resultado dos exames porque teve contato, um dia antes da festa, com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Flávio Roscoe Nogueira, que contraiu o coronavírus após participar da comitiva do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos.
O vereador Gabriel Azevedo esteve na Câmara de Belo Horizonte nesta segunda-feira (16), mas afirma que não encostou em ninguém. “Também estive na Câmara Municipal nessa segunda-feira. Nas outras movimentações, não encostei em ninguém e me mantive no meu apartamento na maior parte do tempo. Estou em quarentena desde ontem”, disse o vereador no Twitter.
Azevedo afirmou que há mais casos de coronavírus do que os notificados. “Não sabemos a abrangência do vírus na capital mineira”. O vereador também afirmou que não teve nenhum dos sintomas da doença e que não está se sentindo doente. Ele alertou que isso pode ocorrer com outras pessoas. “Podem existir pessoas contaminadas na cidade que não se testaram e isso é um risco para a nossa sociedade”.
O vereador de Belo Horizonte ainda afirmou que “estamos diante de uma crise gravíssima e precisamos dar o exemplo. O afastamento social deveria ser uma medida imediata em âmbito nacional”.
Leia também: Pelo menos 19 idosos morrem com novo coronavírus em casa de repouso na Espanha
Veja na integra a publicação feita por ele após saber do dianóstico possitivo de coronavírus :
Coronavírus em Minas Gerais
Outros políticos de Minas Gerais estão com suspeita de coronavírus e fizeram exames, como o deputado estadual João Victor Xavier (Cidadania), que esteve com o presidente da Fiemg. O deputado federal Tiago Mitraud (Novo), que também esteve com Zema na semana passada, também está isolado com suspeita de ter contraído o coronavírus.
Leia também: Em vídeo, médico diz que coronavírus não é letal porque “Deus não quis”
A Assembleia Legislativa de Minas divulgou nesta terça-feira (17) mais deliberações, entre elas a de que deputados poderão se manter afastados de suas atividades, mediante comunicação à Presidência da Casa, se apresentar sinais e sintomas de infecção pelo Covid-19, se retornar de viagem internacional ou interestadual a localidades onde houve infecção pelo coronavírus e se for maior de 60 anos ou portador de doença crônica. Além de Zema , cerca de 20 deputados estão em ao menos uma dessas condições e devem ficar afastados.