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Viajar de ônibus fica mais caro domingo

Viajar de ônibus fica mais caro domingo

A partir da zero hora de domingo (dia 5) as tarifas do transporte intermunicipal de passageiros serão reajustas em 10,53% para as linhas rodoviárias e 13,40% as suburbanas.

Os novos valores autorizados pela ARTESP valem para as linhas intermunicipais do Estado de São Paulo, exceto as que operam dentro das regiões metropolitanas – essas são regulamentadas pela EMTU.

O cálculo do reajuste representa a recomposição de custos operacionais entre outubro de 2013 e maio de 2014.

Foram consideradas as variações de diversos itens como os salários da categoria reajustados nos acordos coletivos de maio de 2014 e maio de 2015, além do óleo diesel que subiu 16,91%.

O Sistema de Transporte Intermunicipal reúne 631 linhas rodoviárias e 431 suburbanas. Os passageiros que viajam com frequência podem comprar seus bilhetes rodoviários antes do reajuste com validade de 12 meses.

GRATUIDADES

Desde o dia 23 de janeiro de 2014, idosos a partir de 60 anos têm garantidos dois assentos gratuitos nos ônibus intermunicipais rodoviários. Já foram concedidas mais de um milhão de viagens gratuitas para os idosos

Suburbano x Rodoviário

Para entender a diferença entre o transporte rodoviário e suburbano, utilizado entre cidades próximas, avalie as condições de viagem. 

O Serviço Regular Rodoviário apresenta, entre outras características, a operação entre terminais rodoviários ou agências de venda de passagens, utilização de veículos com poltronas individuais numeradas, bagageiro externo e proíbe o transporte de passageiros em pé. Proporciona viagens, em geral expressas, com número reduzido de paradas.

Já o  Serviço Regular Suburbano apresenta, entre outras características, a cobrança de passagens no interior do veículo, paradas efetuadas em pontos e abrigos dispostos ao longo do trajeto, utiliza veículos tipo ônibus urbano convencional com portas independentes para embarque e desembarque, assentos não numerados, sendo permitido o transporte de passageiros em pé, até a capacidade estabelecida para o veículo.

Utiliza vias em regiões com densidades demográficas significativas, com alta renovação de passageiros ao longo do percurso e que, devido às frequentes paradas, proporciona viagens com velocidade média inferior àquelas realizadas no serviço rodoviário.