Manifestantes se reuniram na noite desta segunda-feira (1º) para protestar contra o racismo nas ruas de Curitiba. O ato começou de forma pacífica com passeata na Praça Santos Andrade, na região do Centro. Segundo informações da polícia, houve registro de vandalismo na região e no Centro Cívico. Oito pessoas foram detidas e levadas para uma delegacia e um policial ficou ferido. Os manifestantes foram dispersados após policiais usaram bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha.
#ForaBolsonaro
Segunda ..1° de Junho 2020..
Em Curitiba …povo na RUA !!
Acabou a Paz !!! O Povo cansou
deste governo insano !!! pic.twitter.com/VfbNtyhqsq— João Mikhail ?? BR??BR?? (@joomikhail) June 1, 2020
A depredação aconteceu em pontos de ônibus, agências bancárias e na fachada do Fórum Cível, localizado na Avenida Cândido de Abreu, segundo informações do G1 Curitiba. Gritando palavras de ordem contra o rascismo e contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), os manifestantes incendiaram sacos de lixo em frente ao Palácio Iguaçu.
Violência policial
Imagens registraram o momento em que violências policiais aconteceram contra os manifestantes. Em um dos vídeos é possível ver um grupo de policiais se caminhando com cassetetes na direção de um grupo que andava no centro de Curitiba.
Violência policial em pleno centro de Curitiba, pessoas dispersavam da manifestação, pacificamente e foram atacadas violentamente por policiais militares #AntiFascista #ForaBol卐onaro #Anomymous #ViolenciaPolicial @MidiaNINJA @TheInterceptBr ajuda! pic.twitter.com/ZNFXzDKGNz
— Renandré Silva (@RenandreSilva) June 2, 2020
Um dos PMs andou depressa e acertou o grupo com cacetete pelas costas. Durante a ação, moradores gritavam pela janela para tentar impedir a ação. Após dispersar o grupo, o policial voltou para frente de duas viaturas e cumprimentou com as mãos dois outros policiais que agiram para impedir que pedestres tentassem parar as agressões.
Leia mais: Grupo Anonymous revela dados de Bolsonaro, familiares e ministros
Em um dos cantos do vídeo é possível ver um dos policiais se aproximando de dois jovens que tentaram voltar para ajudar o grupo que estava sendo agredido com golpes de cacetete.
Em outro vídeo que está circulando nas redes sociais é possível ver a Polícia Militar do Paraná reagindo com bombas e tiros. A ação tentou impedir os manifestantes contra o fascismo na capital do estado.
Virou guerra no centro de Curitiba pic.twitter.com/ysAS72Kkfu
— Franklin de Freitas (@FranklinJE) June 1, 2020